Sabendo que apenas 5% da população brasileira tem curso superior completo, os cursos profissionalizantes se tornam uma alternativa àqueles que não tiveram a oportunidade de ingressar em universidades.
Além disso, 40% dos recém-formados não conseguem emprego em sua área de especialização. Existem duas principais razões para isso, o fato de o mercado estar saturado e a mutabilidade natural de interesses do ser humano.
Assim, 525 mil jovens entre 22 e 25 anos são “sobre-educados”, isto é, atuam em funções que não necessitam de formação no Ensino Médio.
Por isso que, atualmente, os chamados cursos profissionalizantes crescem exponencialmente.
O valor destes cursos costuma ser baixo, mas seu custo-benefício, ao contrário, é alto, justo pelo tempo de ensino ser relativamente curto para ter o certificado em mãos.
Em 2022, os cursos profissionalizantes que mais estão em alta são:
Técnico de Desenvolvedor Mobile
Prepara profissionais para que atuem nas áreas de TI e telecomunicações. Com o rápido crescimento da tecnologia, as empresas têm precisado cada vez mais de profissionais que conheçam âmbitos do mundo digital.
Técnico em Segurança do Trabalho
Os profissionais da área exercem suas funções juntamente aos engenheiros, trabalhando para garantir ambientes de trabalho seguros a todos, sejam funcionários, parceiros ou clientes. Os que asseguram os demais, analisam fatores de risco, tendo em vista as normas regulamentadas.
Técnico em Logística
O profissional da área é responsável por todo armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias da empresa. Ele capacita sua equipe a planejar e gerenciar variadas partes de uma organização.
Técnico em Agenciamento de Viagem
Durante a pandemia, o turismo sofreu uma queda gigantesca, mas agora, com a flexibilização das viagens, as pessoas se mostram sedentas a explorar o mundo. Sendo assim, profissionais da área se tornam bastante procurados. Os profissionais trabalham na parte de vendas e criação de pacotes, até podendo dar consultoria de viagens.
Técnico em Alimentos
Por meio do curso, o profissional pode se tornar responsável por todos os procedimentos que envolvem a conservação e industrialização dos alimentos de origem vegetal e animal. Também poderá trabalhar em supermercados, indústrias alimentícias, distribuição de alimentos, padarias e cozinhas hospitalares.
Técnico em Redes de Computadores.
É um profissional muitíssimo requisitado, já que a área de tecnologia carece de profissionais qualificados. Funções de um técnico em redes: Monta, configura e faz manutenção dos equipamentos da empresa. Além do que, trata de configurar e instalar sistemas.
Mas, precisamos ter em mente de maneira clara a diferença entre um curso profissionalizante e um curso técnico.
No curso profissionalizante, a teoria está sempre atrelada à prática, seu objetivo é enfatizar uma área bem específica, além do que, qualquer pessoa pode fazer.
Já no curso técnico, acontece de maneira um pouco oposta: É exigido uma idade mínima e é necessário que se tenha concluído o Ensino Médio.
Famosos cursos técnicos que empregam rapidamente:
Setor Industrial
Construção Civil
Setor da Saúde
Ambos os tipos (profissionalizante e técnico), proporcionam um enorme “balanço” no mercado de trabalho, ter conhecimento em uma área possibilita uma contratação mais rápida. Organizações, instituições e empresas procuram funcionários que saibam de algo profundamente!
Então, a sociedade não deve se paralisar com desculpas, como a famosa frase: “Não terminei a faculdade, por isso não arrumo um trabalho”. Os cursos profissionalizantes e técnicos são opções.
Além disso, existem também os Cursos Livres, que são de pequena duração e servem principalmente para aperfeiçoar conhecimentos já adquiridos. É uma boa alternativa àqueles que desejam gastar pouco tempo estudando algo que já sabe, mas que deseja se aprofundar.
Agora, vamos falar de um curso profissionalizante bem desejado e com um ótimo retorno financeiro:
Curso Profissionalizante de Beleza e Bem-Estar
Adequado para aqueles que amam e são apaixonados pelo mundo da estética, da beleza e que valorizam imensamente uma autoestima elevada!
A melhor escola para se aprender tudo a respeito, sem pré-requisitos essenciais, como diploma de faculdade e ensino médico completo, é o Instituto Estúdio Mais.
O Instituto nasceu a partir das lojas do Estúdio Mais, que estão espalhadas em diversos shoppings da grande São Paulo, em que os carros chefes de atendimento são: Design de Sobrancelhas e micropigmentação (sobrancelhas, olhos e lábios).
Assim, o Instituto abriu suas portas para possibilitar que diversas pessoas, principalmente meninas mulheres possam crescer profissionalmente sem que tenham diploma universitário ou até mesmo certificado de conclusão de ensino médio. É uma oportunidade em um milhão!
Profissionais formadas pelo Instituto, que passam a exercer a profissão de Designer de Sobrancelhas e Micropigmentadora, ganham no mínimo R$ 1.200,00 reais, porém, partindo da conclusão do curso profissionalizante se tornar funcionária do Estúdio, podem ganhar até cerca de R$ 20.000,00 reais, contando com o salário fixo mais vendas.
O Instituto é um lugar que não permite o seu aluno APENAS sonhar, permite REALIZAR.